As Instancias que o Ser Humano é Formado Segundo a Antiga Religião do Egito

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais e pesquisado)

Os seres humanos, segundo a antiga religião egípcia era formado por instancias, que são:

Khat – O corpo humano.

Ka – A Energia Vital, da qual podemos constatar que essa instancia é ensinada no Misticismo, Esoterismo e Espiritualismo hoje em dia.
Um corpo físico só pode funcionar se tiver energia vital, pois ela move esse corpo e tem necessidades.

Ba – É a personalidade com as emoções e o intelecto.

Akh – É a divindade que existe em nós, que é luminosa.
Podemos notar que essa instancia também é ensinada no Espiritualismo atual, em diversas escolas, religiões e filosofias.

 


Todos temos uma porção divina, que é eterna e imortal, assim como Hórus ou Deus, que tira um pedaço de si mesmo para criar vida, assim como tudo na realidade é criada por Sua energia.
A nossa divindade interna faz a união entre Ka e Ba, que são a energia vital e o corpo humano.

Sah – É uma parte do Khat, que quando acontece o falecimento, se acreditava que essa parte do ser humano pode voltar e assombrar.

Khaibit – É a sombra.
Sabemos hoje que a sombra não é parte do ser humano, mas sim é uma consequência dos objetos que ficam em frente a luz, a deixando mais fraca e fazendo uma porção escura.
Os egípcios, apesar de muito avançados espiritualmente e magisticamente, em uma época de tanta ignorância cientifica comparada a hoje, que comete também erros.
Inclusive o Horoscopo Egípcio também cometeu alguns erros quanto aos dias dos signos.
Hoje em dia sabemos o que é a sombra, mas os antigos egípcios achavam que a sombra acompanha sempre os seres humanos, que fazia parte deles, e isso era algo muito interessante, mas uma captação errada da realidade.
Isso não acaba com os acertos e semelhanças que a Antiga religião do Egito fez e nem mostra que ela é falsa, mas sim que é propensa a erros. Todas as religiões são, e todas tem suas imperfeições e faltas com a verdade, algumas sem querer e outras intencionalmente, para ganhar adeptos e acabar com outras crenças concorrentes.

Ab – É o coração, que é a sede de emoções e pensamentos, e estava ligada ao cérebro, o que não é nenhum absurdo, apesar de parecer o contrário.
Assim como meu mestre me ensinou e falamos bastante disso nesse site, é que o coração espiritual é a fonte de sabedoria e do bem, podendo dar qualquer informações que desejamos.
É como ensina um grande mestre egípcio da humanidade, que “a mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade.
Assim sendo é importante treinarmos a escutar o coração, e aqui nesse site ensinamos isso na nossa seção de O Caminho do Coração e Mandalas para Escutar o Coração.
O coração é o caminho da evolução, sede do bem, origem da bondade.
Segundo os egípcios, o coração carrega informação de outras vidas e dessa também.
Os egípcios acreditavam em reencarnação.

Sekhem – É o poder que vem dos deuses, que é concedido por iniciações e esforços.
Sekhem é controlado pelo Akh, que é nosso ser imortal e infinito.

Sahu – É um aspecto de Akh, que aparece em sonhos como um fantasma e traz a justiça, assim como dá avisos.
Sahu também vem para trazer o julgamento de Osíris, e esse julgamento, geralmente, é para trazer a pessoa para decidir um castigo ou consequência.

As Instancias e Vida Após a Morte
Quando o ser humano morre, perde o corpo físico.
Quando o ser humano falece, a energia vital vai embora, ou seja, o Kha, a não ser que façam a mumificação, que ajuda a preservar a energia vital que o falecido pode precisar no pós morte.
Já o Ba, que é a personalidade, sai do corpo.
O Ba é representado por um pássaro com cabeça humana, e ele vai embora após a morte.
Muitas escolas espirituais ocidentais ensinam que a personalidade muda de uma vida para outra, é como um corpo que muda de roupa para cada vida. E existem muitas vidas, mesmo se atingirmos a iluminação, pois existe outras dimensões. 
Segundo os egípcios quando uma pessoa morre, seu Ba sai do corpo, mas somente para encontrar Ka no pós morte.
Segundo os egípcios, quando morremos nosso coração é pesado para ver se é mais leva que uma pena, e caso fosse comprovado que sim, o ser humano poderia viver no paraíso e seria um iluminado.
A leveza do coração demostraria um caráter muito bom, e o ser humano não precisaria mais reencarnar, que isso ocorre quando ele atinge a iluminação, o Nirvana, a Ascensão.

 

 

Alguns Destaques: